Queda da economia e dólar reduzem déficit de contas externas

A queda da atividade econômica e a alta do dólar reduziram a demanda por bens e serviços do exterior. Com isso, o saldo negativo das transações correntes caiu neste início do ano.

De acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (23), o déficit em transações correntes – compras e as vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda do país com o mundo – chegou a US$ 4,817 bilhões, em janeiro, o menor resultado da série iniciada em 2010.

“O menor ritmo de atividade econômica implica menor demanda por bens e serviços no exterior. E a desvalorização cambial significa aumento de custo de bens e serviços no exterior”, disse o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel.

Maciel destacou que, ao mesmo tempo em que há redução no déficit em transações correntes, o investimento estrangeiro no setor produtivo do país segue “em níveis historicamente elevados”.

“[Isso ocorre] em uma margem significativa de investimento direto, mais do que suficiente para financiar integralmente o déficit em transações correntes”, acrescentou.

De acordo com Maciel, mesmo em momento de crise política e econômica, há continuidade da entrada de investimentos no país.

Segundo ele, um dos motivos que explica essa entrada de recursos no país é o dólar mais caro, o que torna os preços de ativos brasileiros atrativos para os investidores estrangeiros.

Além disso, ele destacou que esses investimentos são de médio e longo prazos. “Somos um país com mercado robusto, com 200 milhões de consumidores.

A continuidade de afluxo reflete uma visão do investimento estrangeiro de prazo mais longo”, enfatizou.

 

Fonte: exame.abril.com.br

NOTÍCIAS



CORRESPONDENTES DE CÂMBIO
MATRIZ
>> PORTO ALEGRE
Av. Plínio Brasil Milano, 757 | sb loja 201
Higienópolis
(51)3574.3422 |
>> CAXIAS DO SUL
Av. Júlio de Castilhos, 2700 - Térreo | lj 05
São Pelegrino
(54)3021.3422 |
>> NOVO HAMBURGO
Rua Bento Gonçalves, 2800
Centro
(51)3303.3422 |
NEWSLETTER



OUVIDORIA
0800 770-5422
ouvidoria@executivecambio.com.br
ATENDIMENTO
Segunda-feira à Sexta-feira
Das 9h às 17h
EXECUTIVE CÂMBIO
Caxias do Sul | Novo Hamburgo | Porto Alegre

Área Restrita:
Login: Senha:


© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados à Executive Câmbio