Bancos centrais acertam novas regras para mercados cambiais

Os bancos devem impedir que operadores compartilhem informações sobre ordens de compra e venda sob os termos de um novo código global de conduta que proíbe usos tradicionais de gírias e dá mais diretrizes para operadores sobre o que podem e não podem dizer sobre o maior mercado financeiro do mundo.

O documento de 8 páginas, visto pela Reuters, faz parte dos esforços para evitar futuros abusos após dois anos de escândalos em torno de manipulação de mercados financeiros.

Ele foi acertado neste mês pelos comitês de mercados cambiais de todos os principais bancos centrais dos países desenvolvidos.

O documento servirá de guia mundial em conjunto com os códigos existentes aprovados por cada comitê, e também instrui gestores de ativos a trabalhar mais duro para assegurar que estão fazendo o melhor negócio que podem em transações cambiais para seus clientes.

\"Os participantes dos mercados cambiais são orientados a aplicar os \'princípios globais de alto nível\' descritos neste documento ao mercado cambial conforme ele evolui, incluindo em respeito a novos produtos, processos e tecnologias do mercado de câmbio\", diz o documento datado de 12 de março.

Dois anos de investigações regulatórias levaram a vários bilhões em multas para bancos acabaram com a conversa constante de um mercado tradicionalmente afeito à construção de relacionamentos e conversas por telefones, em bares e mensagens eletrônicas.

O código busca categorizar informações confidenciais e fornecer mais orientações sobre o que operadores e participantes podem dizer uns aos outros sobre o mercado, particularmente acerca de ordens enviadas para execução em sessões diárias de fixação de taxas referenciais.

 

Fonte: exame.abril.com.br

NOTÍCIAS



CORRESPONDENTES DE CÂMBIO
MATRIZ
>> PORTO ALEGRE
Av. Plínio Brasil Milano, 757 | sb loja 201
Higienópolis
(51)3574.3422 |
>> CAXIAS DO SUL
Av. Júlio de Castilhos, 2700 - Térreo | lj 05
São Pelegrino
(54)3021.3422 |
>> NOVO HAMBURGO
Rua Bento Gonçalves, 2800
Centro
(51)3303.3422 |
NEWSLETTER



OUVIDORIA
0800 770-5422
ouvidoria@executivecambio.com.br
ATENDIMENTO
Segunda-feira à Sexta-feira
Das 9h às 17h
EXECUTIVE CÂMBIO
Caxias do Sul | Novo Hamburgo | Porto Alegre

Área Restrita:
Login: Senha:


© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados à Executive Câmbio