Dólar sobe para R$2,25 com menor rolagem de swap e eleições

O dólar avançava ante o real e chegou ao nível de 2,25 reais nesta segunda-feira, impulsionado por incertezas sobre as próximas pesquisas eleitorais e pela decisão do Banco Central de reduzir o ritmo de rolagem dos swaps cambiais que vencem no início de outubro.

Às 12h33, O dólar subia 0,66 por cento, para 2,2544 na venda. A moeda norte-americana vinha fechando abaixo de 2,25 reais desde 27 de agosto.

Investidores temem o impacto eleitoral de notícias divulgadas no fim de semana sobre um suposto esquema de pagamentos de comissão a diversos parlamentares sobre contratos da estatal Petrobras.

Alguns temem que as notícias custem votos à candidata Marina Silva (PSB), vista pelo mercado como uma alternativa melhor à presidente Dilma Rousseff (PT), após o nome do falecido candidato do PSB Eduardo Campos ter sido citado no escândalo.

\"O principal risco é de que Marina tenha atingido o limite (de crescimento nas intenções de voto) e agora o mercado começa a se preocupar que Dilma pode se recuperar,\" afirmou o estrategista da 4Cast Pedro Tuesta.

Embora vários parlamentares ligados a Dilma também tenham sido citados no escândalo, analistas acreditam que a base de votos da presidente, formada por eleitores que se beneficiam de seus programas sociais, deve sofrer menor impacto.

Além disso, a decisão do BC de reduzir o ritmo de rolagem dos contratos de swap cambial --derivativos que equivalem a uma venda futura de dólares-- também sinalizava ao mercado que a autoridade monetária não deseja contribuir com a recente queda da moeda norte-americana.

Após o fechamento dos mercados na sexta-feira, o BC anunciou que ofertaria até 6 mil contratos de swap para iniciar a rolagem dos 6,677 bilhões de dólares de swaps que vencem em 1o de outubro. No mês passado, o BC ofertava até 10 mil contratos de swap por dia para rolagem.

Nesta manhã, o BC vendeu 6 mil swaps para 3 de agosto de 2015 para a rolagem. A autoridade monetária também ofertou swaps para 1º de outubro, mas não vendeu nenhum.

\"A menor rolagem dos swaps também não ajuda\", afirmou Tuesta.

Se mantiver o atual ritmo de rolagem, o BC rolará cerca de 76 por cento do lote total, menos do que os 88 por cento rolados no mês anterior.

Além disso, como parte de seu programa de intervenções diárias no câmbio, o BC vendeu 3 mil contratos de swap com vencimento em 1o de junho de 2015 e 1 mil contratos com vencimento 1º de setembro.

 

Fonte: exame.abril.com.br

NOTÍCIAS



CORRESPONDENTES DE CÂMBIO
MATRIZ
>> PORTO ALEGRE
Av. Plínio Brasil Milano, 757 | sb loja 201
Higienópolis
(51)3574.3422 |
>> CAXIAS DO SUL
Av. Júlio de Castilhos, 2700 - Térreo | lj 05
São Pelegrino
(54)3021.3422 |
>> NOVO HAMBURGO
Rua Bento Gonçalves, 2800
Centro
(51)3303.3422 |
NEWSLETTER



OUVIDORIA
0800 770-5422
ouvidoria@executivecambio.com.br
ATENDIMENTO
Segunda-feira à Sexta-feira
Das 9h às 17h
EXECUTIVE CÂMBIO
Caxias do Sul | Novo Hamburgo | Porto Alegre

Área Restrita:
Login: Senha:


© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados à Executive Câmbio